quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aumente sua performance descansando, o milagre da SUPERCOMPENSAÇÃO.

Supercompensação

É isso ai galera do blog. Hoje estamos com mais um post, vamos falar sobre o que é a supercompensação e como aproveita-la visando à melhora do desempenho de seu atleta. A supercompensação nada mais é, do que a forma que o metabolismo responde: Ao treino (estimulo) + alimentação (energia) + descanso (recuperação). Vale lembrar que um bom programa de treinamento deve passar por um processo de periodização, pois através da periodização a supercompensação irá se tornar uma aliada ainda mais forte na rotina de treinos de seu atleta. Não iremos abordar os métodos de periodização neste post, mas aguardem que em breve iremos destrinchar os processos de uma periodização coerente dentro de um planejamento de treinos.

Observe o gráfico:
Ou seja, o gráfico apresta um aluno realizando um treino de hipertrofia, que após o estímulo inicial A-B estimulo, há uma depletação dos estoques energéticos (glicogênio muscular e hepático), 24 horas depois B-C Recuperação, ele volta a treinar e há um ganho das reservas energéticas C-D SUPERCOMPENSAÇÃO, 24 horas depois também ocorre um ganho (um pouco maior) e 24 horas depois há um ganho (ainda maior).
Algumas considerações importantes:
A Supercompensação é referente ao ganho relacionado às reservas energéticas (glicogênio hepático muscular). O estímulo pouco varia nesse momento, isso porque no músculo ocorre às adaptações neurais (sincronização das unidades motoras e recrutamento das unidades motoras). Por se tratar de um treino de hipertrofia a carga já é alta e o aumento deve ser gradual.
Tão importante quanto o estímulo é a reposição energética, e para isso é necessário uma boa alimentação. Mas não adianta comer o lanche do Mcdonalds, refrigerantes, frituras, gorduras e etc. A Alimentação deve ser rica em proteínas, vitaminas e carboidratos.
É o sono que vai acelerar o processo de recuperação e consequentemente levará a supercompensação. É claro que hoje em dia é quase uma utopia dormir 08h00 por dia. Mas procure estimular seu atleta/aluno dormir o máximo possível, sempre no mesmo horário e evite que ele durma de dia.
Por fim, procure manter a rotina nos horários de treino, primeiro porque o pico da supercompensação ocorre aproximadamente 24 horas depois do estimulo inicial. E segundo porque se o individuo treinar em horários variados, com o tempo ele não utilizara esse ganho metabólico, e passa a não guardar essa energia. Assim como a frequência que deve ser respeitada (intervalos maiores que 24h. requerem um tempo e estímulos maiores durante o treino).

Por fim, é isso galera, um recado de como aproveitar esse importante aliado durante os treinamentos. Qualquer dúvida estamos a disposição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário