segunda-feira, 27 de abril de 2015

Exercícios educativos para corrida.

Caros amigos de treinos e leitores, grande é a preocupação com o desempenho durante os treinos. Sempre buscamos alcançar novos objetivos, com tempos baixos, e consequente a isto melhores resultados é presente em nossa rotina de treinos, mas nem sempre alcançamos esta melhora, é comum observarmos os grandes atletas e corredores de níveis mais avançados e pensarmos que passada perfeita, como eles treinam mais forte e obtêm uma postura que chega perfeição. E dentro destas questões pensamos que somente indivíduos altamente treinados por profissionais renomados possam alcançar tal performance e perfeição nos movimentos.
Mas a perfeição nos movimentos pode ser adquirida através de exercícios educativos e muita dedicação nos treinamentos. Mas você deve estar se perguntando, que raio de exercício educativo é isso? Preciso me educar novamente?
Os exercícios educativos são movimentos que ajudam na eficiência, na melhora da coordenação motora e economia de energia na execução de seus movimento durante a corrida. ou seja, se o atleta tem uma deficiência ou má postura na sua corrida, com o exercício educativo ele é facilmente detectado e corrigido.
Por este motivo os exercícios educativos são imprescindíveis na formação da planilha de treinamento, tanto para os corredores iniciantes e como para os avançados, eles devem estar presentes durante toda a vida dos corredores. Como treinador exijo e insiro estes execícios a todos os meus alunos, para que eles desenvolvam a consciência corporal e a perfeição dos movimentos durante as suas corridas. Abaixo listarei e ilustrarei alguns exercícios educativos que compreendo serem fundamentais para uma boa corrida:


  • Skiping alto: Elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen.
                                               
  • Skiping baixo: Elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris.                                                                                  
  • Anfersen: Corre no lugar ou em locomoção tocando os calcanhares nos glúteos.
                                                 

  • Hanppserlaufen: Corrida alternando saltos com elevação dos joelhos e consequente trabalho de braços.                                    
  •                                                 
  • Dibling: Corrida rapidíssima no lugar elevando minimamente os pés com trabalho de braços rápidos e veloz.
                                

Portanto se soltem e procurem um bom professor de educação física, para que o mesmo possa lhe acompanhar de perto e melhorar a execução dos exercícios educativos.

2 comentários: