Motivação






Treinando com Fé #5: “Fortes somos quando fracos estamos”
Amigo leitor hoje descobri que a vida de um corredor, mesmo sendo amador e bem amador, não é fácil e nem tão simples como parece, como relatado nos textos anteriores, venho treinando para realizar uma maratona. São treinos longos, que demandam paciência, preparação, coragem, força e algumas dores, que em muitas vezes deixa a sensação de fraqueza. Essas dores podem ter duas origens, uma delas pode ser um sinal do corpo nos avisando que estamos à beira de uma lesão e que é a hora de pisar no freio e diminuir o volume e a intensidade nos treinamentos. Mas não é sobre esse tipo de dor que quero abordar neste texto.
Muitas são as vezes que nos sentimos cansados, sem vontade de se levantar da cama, não só para os treinos, mas nos sentimos assim também para ir trabalhar, estudar, realizar simples tarefas do dia a dia. Sentimos uma fraqueza, uma impotência, pois já lutamos com todas as nossas armas contra esse sentimento de fraqueza. Nos treinos a fadiga se instala, não conseguimos atingir novas metas, novos desafios parecem ser intransponíveis, aumentar a carga nos treinamentos é algo impossível.
Mas vamos parar e pensar só um segundo...Alguma coisa nos tirou da inercia e nos fez começar algo, uma força que nasceu lá no fundo de nosso íntimo, que veio crescendo de dentro para fora. Mas por que esta força nasceu ? Por que ela está ali atuando em nós? Podemos entender essa força se buscarmos um referencial dentro da bíblia. Referencial este que nos mostra que esta força é o Espirito Santo de Deus atuando em nossos corações.


“Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em nós?” 1 Coríntios cap. 3 verso 16
“E porei dentro de vós o meu Espirito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” Ezequiel cap. 36 verso 27

Sim o espírito de Deus é quem nos move a novos desafios, e nos dá um “UP” durante nossas lutas. Diversos foram os momentos em que estive inerte, quando tinha meu coração fechado para o espirito do Senhor, nosso Deus, após quebrar a barreira que havia no meu coração comecei a treinar e dentro dos treinamentos entendi e venho cada vez mais sentindo esta força, que todo ser humano tem, força esta que vem do Senhor. Você pode não treinar, mas esta força está ai dentro de você, te guiando durante tuas batalhas diárias, e quando você está fraco, Deus entra em ação e nos deixa fortes.

“E disse me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” 2 Coríntios cap. 12 verso 9

É nos momentos de fraqueza, de desanimo, de desconfiança que Deus mostra a Tua graça, todo o Seu amor e infinita humildade e nos torna fortes. Nos deixando capazes de batermos nossos próprios recordes durantes uma corrida, um levantamento de peso, ou em uma reunião de negócios, uma entrevista de emprego ou em qualquer outra luta que estamos travando.

“Não sabes, não ouvistes, que o criador dos fins da Terra nem se cansa, nem se fatiga? Ele dá força aos fracos, e aos que não tem forças, ele os faz poderosos. Mas os que esperam no senhor terão suas forças renovadas acenderão alados com asas como águias. Correrão e não se cansarão. Caminharão e não se cansarão” Isaias cap.: 40
 
 
 
 
Treinando com Fé #4; O amor lança fora todo o medo.
 
 
 


Amigos leitores, há tempos não escrevia para o treinando com fé, falta de tempo, mil planejamentos, treinos e etc. Mas algo vem mudando em minha rotina diária de treinamentos. Vou relatar brevemente a minha historia atual com a corrida e treinamentos que vem envolvendo os meus dias.
Há alguns meses, venho me dedicando aos treinamentos para que no ano que vem eu esteja preparado para participar de uma maratona (Prova que tem como extensão 42km). Como o Grande Emil Zatopek "Locomotiva Humana" citou: "Se você quiser correr, corra uma milha. Se você quiser experimentar uma outra vida, corra uma maratona", estou vivendo uma outra vida de fato, pois as rotinas de treinos exigem disciplina, foco, determinação e coragem, algo que não tinha antigamente. Mas hoje quero falar sobre o medo, algo oposta à coragem. O medo é um sentimento constante na cabeça de todos aqueles que por algum motivo se veem diante de um grande trabalho, uma grande mudança, um começo ou recomeço nas rotinas de treinamentos. Sim, o medo, para alguns, algo que serve como estímulo para ir além, mas para muitos um sentimento que cansa, que causa paralisia, tristeza, um sentimento de intimidação.
O medo pode ser visto de duas maneiras: primeiro o medo natural, que devemos e podemos sentir, este medo nos avisa sobre alguns riscos e perigos que podem vir a danificar nosso físico, tais como se machucar, se cortar, entre outros. A segunda forma de medo é prejudicial a nossa vida, ele é nocivo, nos destrói, coloca obstáculos em nossos caminhos, fica gritando que não podemos, que jamais iremos conseguir, de que não devemos se quer sair do lugar, ele nos paralisa de tal forma, que esquecemos a nossa coragem e nos tornamos verdadeiros covardes, por mais que saibamos nosso verdadeiro potencial, ele nos rouba tudo.
Mas temos um ótimo exemplo dentro da bíblia, um guerreiro de Davi, chamado Sama, ele defendeu uma plantação de lentilhas sozinho.
 

"E depois dele Sama, filho de Agé, o Hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira diante dos filisteus. Este pois se pós no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor obrou  com um grande livramento"  2 Samuel, cap. 23 versos 11-12
Com certeza este homem deveria estar apavorado, quando viu um enorme exercito dentro de suas terras. Mas o que o fez ficar ali e defender uma simples plantação de lentilhas? Ele ficou ali pois em primeiro lugar confiava no Senhor  nosso Deus, ele sabia que exército nenhum é capaz de vencer aqueles que tem fé, e em segundo ele amava aquele campo, onde todo seu esforço foi aplicado, isso mesmo ele amava, pois quando amamos aquilo que estamos fazendo lançamos fora todo o medo e rompemos os limites que nos são impostos pelo medo.

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito no amor" 1 João cap. 4 verso 18


O medo nos resultados esportivos, o medo da balança, do espelho, de grandes distâncias a serem percorridas, só existe quando não entendemos este princípio. Devemos fazer nossas rotinas de treinos com mais amor, carinho, confiança e fé. Pois qualquer resultado é possível, e não será o medo de não atingir tal meta que nos deixara no sofá. Descanse no amor de Deus, faça seus treinos com amor, sabendo que sua vida esta mudando e que suas metas são possíveis.

Nunca subestime os teus limites, mas lute contra eles, só é valente quem luta. 

 
Motivação, Treinando com Fé #3; Continue e Confie.

Amigos de treinos, caminhar rumo a mudanças pode não ser uma das tarefas mais fáceis, principalmente quando mudar significar ter que começar ou recomeçar tarefas que já tentamos mil e uma vezes. Porém o primeiro passo já demos, tentar mudar, sei que é assustador o tamanho do desafio. Vivemos alguns sentimentos destintos que são ligados por uma linha tênue entre a euforia, a ânsia dos resultados que estão por vir, a chegada da tão sonhada transformação. Porém estes mesmos sentimentos estão ligados a outra ponta de pensamentos negativos, que muitas vezes são nutridos pelo medo, angustia da demora visível nos resultados, pela semelhança das outras tentativas fracassadas de mudanças que já tentamos milhares de vezes. Sei bem como é estes sentimentos se cruzando diariamente em nossas vidas, eles são perceptíveis a mim também.  
Mas amigos, não desanimem, por alguma razão o seu coração desejou mudar, porém seus pensamentos estão em constante conflitos entre o desejo de lutar, a garra, a força e entre o medo, a frustração, angustias e tudo que o faz se sentir desmotivado. Mas a bíblia nos ensina um principio muito forte e valioso sobre coragem e perseverança:
"Não fui Eu quem ordenei a Você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o Seu Deus estará com você por onde você andar." 
                                                                                                                      Josué , cap.1, Verso9. 

Este trecho foi escrito por Josué, um grande líder escolhido por Deus para guiar o povo Israelita a terra prometida, (lembrando que a ideia aqui não é se aprofundar nos estudos bíblicos e teológicos, mas apenas entender que através da palavra bíblica podemos ter forças na continuação de nossas lutas). Josué, foi escolhido por Deus logo após a morte de Moisés. Há 40 anos o povo de Israel andava pelo deserto, então Deus permite que teu povo entre em sua terra prometida. Porém Josué encontrava-se com um profundo medo para liderar o povo nas batalhas que estariam por vir. 
Mesmo com medo, Josué continuou lutando e liderando o povo de Deus. Pois Josué sabia que independente das muitas barreiras que ele teria pela frente, iria vencer todas, pois carregava dentro de si uma fé enorme em Deus. No mesmo capitulo, no verso 8, Deus deixa claro que ia correr tudo bem a Josué e que o sucesso estaria sempre presente na vida de Josué.  
"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido."
Josué, cap.1, verso8.
Dentro do coração de Josué havia fé. E volto a mencionar, nossa ideia não é discutir religião. Pois o principio de fé e aquilo que acreditamos e não vemos, isso pode ser em qualquer circunstancia, um exemplo pratico no dia a dia de um gordinho que busca eliminar alguns quilos, é ver e não ver o destino final daqueles dias planejados para seus treinos.
Portanto não olhe para as circunstancias, sejam elas de medo, pessoas, falta de recursos e etc. Confie, este texto confuso pode revelar os mistérios, pela Graça. Descubra que você pode ficar corajoso quando houver medo, fique em pé, mas no entanto permita-se inclinar. 


Motivação, Treinando com Fé #2; Pulando Muralhas.

Amigos, enfim chegou mais um final de de semana, e aquele desejo de mudança, de começar um novo projeto, seja ele qual for, ainda esta ai. E por mais que o desejo  de uma virada na vida seja grande, ele esta preso em algumas barreiras que a vida ou pessoas nos colocaram. A tempos busco entender porque é tão difícil começar ou recomeçar um projeto do qual já tentamos e tentamos algumas centenas de vezes, no caso de alguns leitores, seria aquele desejo de mudar a rotina dos nosso corpos, através de treinos e uma alimentação mais saudável. Mas algumas muralhas se colocam em nossa frente e parece ser impossível, passarmos por elas, mas podemos utilizar algumas passagens de Davi, um grande rei, que tem sua historia contada na bíblia. (lembre-se a ideia neste post não é discutir religião e nem se aprofundar nos estudos bíblicos.)
Algumas das muralhas que enfrentamos no momento em que decidimos mudar a rotina alimentar e de treinos, são a preguiça, a falta de tempo, o trabalho, alguma restrição devido a uma doença, filhos, casamentos, falta de recursos financeiros e etc.
Porém quando olhamos a fundo um Salmo, onde o rei Davi coloca toda sua esperança em Deus, podemos visualizar que mesmo sendo um rei, Davi também enfrentava grandes obstáculos em seu reinado, teus inimigos o cercavam de forma onde a unica saída dele era, confiar em Deus. E mesmo cercado pelos teus maiores inimigos, e aflito por seus maiores medos Davi não se deixou vencer por este obstáculos. O Salmo em questão é o Salmo 18, verso 29. Onde Davi Ora desta forma:

"Com Teu Auxilio dou numa tropa; com meu Deus salto uma muralha"

Independente de sua religião (Sempre irei destacar esta posição), você deve buscar encarrar suas barreiras, limitações, sejam elas físicas, emocionais e sociais, para que você possa alcançar teus desejos e conquistar vitorias durante este percurso. O principio que podemos retirar deste trecho de Oração, é que quando acreditamos em algo forte, quando temos fé em algo que não podemos ver, tocar, mas que podemos ouvir (Muitas vezes teus sonhos falaram com você), vencemos, saltamos os obstáculos de forma que jamais pensamos ser capazes de pular.
Por mais que as circunstancias sejam desfavoráveis para que busquemos estes sonhos, em muita vezes, o pensamento de derrota já esta estabelecido em teu coração, por ser baixo demais, gordo demais, magro demais, tímido, seja lá o que você for. Mas dentro da historia de Davi podemos retirar mais uma passagem onde vemos uma cena parecida com esta. Davi, era o ultimo dos filhos de Jessé, e quando Deus decide mudar o rei de Israel e escolhe a Davi, teu próprio pai o esquece no momento em que Davi seria ungido. Não vou me aprofundar nesta passagem. Ela esta no livro de 1 Samuel capitulo 16. 
Neste momento você deve ta pensando: O que eu tenho a ver com essa historia de um rei que esta na bíblia e nem deve ter conhecido a palavra academia, ou algo do gênero? 
Em um determinado tempo de sua vida Davi era pastor de ovelhas, antes de se tornar rei Davi lutou contra leões e ursos, para proteger suas ovelhas. E no momento em que ele enfrenta Golias, Davi esta preparado para a batalha, pois em teu secreto ele havia travado suas batalhas, havia treinado, se levantado e ido a luta, mesmo com os obstáculos que tinha em sua vida. 
Portanto não deixe que as muralhas impostas pela sociedade, que os problemas e até mesmo você impeça teu caminhar para lugares onde teu coração deseja estar. Vá treinar, suar, lutar, correr. Busque tua alegria, teu espaço no mundo, confie em teu potencial e seja feliz. 

"Você não nasceu para ser FRANGO, Nasceu para ser ÁGUIA".



Motivação, Treinado com Fé #1. Levanta-te, Resplandece.

Leitores, são grandes os desafios que envolvem a busca dos objetivos traçados quando começamos em uma determinada modalidade esportiva. Muitas vezes nos encontramos super motivados para iniciarmos uma mudança de vida, uma jornada para alcançarmos o sucesso através do esporte. Porem, basta o primeiro passo para que fiquemos assustados com o tamanho do caminho a ser percorrido. Por este e outros motivos, procurei encontrar meios de guia-los neste desafio, usando princípios bíblicos para os dias de grandes tempestades, dores e preguiça para os treinos de musculação, corrida, lutas, futebol, pilatesskate, vôlei e etc. A intenção aqui, não será discutir religião e sim buscar através da fé, força e foco, palavras estas que estão no vocabulário de qualquer individuo que pratica atividades regulares, seja la qual for seu objetivo.
Podemos entender a vida da seguinte forma: uma caminhada ou uma corrida, onde as vezes aumentamos o ritmo e em outras diminuímos. E nestes ritmos inconstantes, muitas vezes caímos e nos machucamos, muitos são os dias em que desistimos, pensamos em começar uma mudança de vida e habito, porem algumas quedas, medos, receios e traumas, não nos permitem entrar em ambientes com pessoas já avançadas em algum tipo de treino e modalidade esportiva. 


Mas podemos ter certeza de que todos naquele ambiente tiveram os mesmos medos que você sente hoje. Quando elaborei o Slogan da minha consultoria esportiva pensei em uma passagem bíblica que Deus me direcionou em um dos dias que a tempestade estava forte, passagem esta que esta no livro do profeta Isaías, cap. 60, verso 1-2.


"Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua  luz, e é nascida sobre ti a  gloria do Senhor. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos, mas sobre ti o Senhor vira surgindo, e a sua gloria se vera sobre ti. "
Esta profecia relata que a cidade de Jerusalém esta prestes a se levantar, pois mal algum a cobrira, pois o Senhor sera a tua luz para todo o sempre. No versículo 19 podemos entender melhor.


"nunca mais o sol a iluminara de dia, nem a lua de noite, pois Eu O Senhor, serei para sempre a sua luz, e a minha gloria brilhara sobre você"
Agora deve pode estar pensando, o que você, treinos e esportes tem a ver com tudo isso? Pois bem,este texto mostra que independente da situação em que você se encontra, chegou a hora de você levantar do sofá, da cama, e buscar seus objetivos, pois o Senhor esta contigo. Pode ser que você não tenha o melhor emprego do mundo, o tempo perfeito para treinar, que tenha descoberto uma doença, que tenha uma casa pra administrar ou seja la qual for a desculpa. Levanta-te e vá brilhar, acredite no teu potencial, pois onde há luz, jamais haverá trevas. Não é preciso crer em Deus para se ter fé, pois fé é algo em que acreditamos e não vemos. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem" Hebreus cap. 11, verso 1. Treinar quando temos alguma meta é ter fé em um resultado, o qual acredita-se ser possível alcançar. Esta é a definição de fé para aqueles que vivem na Glorias do Senhor.
Portanto levante-se e resplandece, pois é chegada a tua hora de BRILHAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário